quarta-feira, 27 de maio de 2020

Questões de vestibulares sobre cordados e resumo


Cordados - resumo

Os animais do filo Chordata (do grego khordê, corda; pelo latim científico chorda) caracterizam-se pelas semelhanças no desenvolvimento embrionário, nem sempre evidente entre os organismos adultos. O grupo dos seres humanos, dos vertebrados, está incluído no filo dos cordados.

Acredita-se que os primeiros cordados tenham surgido há cerca de 630 milhões de anos.

Características dos cordados

Os cordados são animais que apresentam as seguintes características:
  • Têm uma notocorda, que é uma espécie de bastão flexível que percorre longitudinalmente o dorso do animal, Nos vertebrados, é substituída pela coluna vertebral.

  • Têm um cordão nervoso em posição dorsal, Na parte anterior, esse cordão se alarga e forma o cérebro.

  • Têm fendas situadas bilateralmente na faringe; junto delas situam-se as brânquias dos peixes, Nos tetrápodes só se encontram nas primeiras fases embrionárias.
  • cauda pós-anal, primariamente importante para a propulsão no meio aquático. Dela, apenas um vestígio - o cóccix, formado de um conjunto de vértebras pequenas no fim da coluna vertebral - restou nos seres humanos.

Estrutura dos cordados.
Organização de cordado hipotético.

Os cordados são animais triblásticos, celomados, deuterostômios, com simetria bilateral e segmentação evidente no período embrionário, o que não se percebe claramente no adulto. São animais com representantes em praticamente todos os ecossistemas do planeta.
No processo evolutivo, houve mudanças morfológicas, anatômicas e fisiológicas que possibilitaram a vida no ambiente terrestre, a partir de ancestrais que estavam adaptados ao ambiente aquático.

Classificação dos cordados

Dentro do filo dos cordados, há três subfilos: Urochordata (urocordados), Cephalochordata (cefalocordados) e Craniata (craniados; são os animais que têm crânio). Os dois primeiros são conhecidos como protocordados, todos marinhos. Os craniados formam o maior e mais diversificado grupo de cordados e incluem feiticeiras e vertebrados.

Subfilo urochordata (urocordados e tunicados)

Dentro deste grupo estão os cordados mais simples. Sua larva, que é livre-natante, apresenta notocorda, estrutura que é perdida quando alcança a idade adulta, E possível que essa larva seja parecida com um hipotético ancestral comum aos cordados.
O principal representante dos tunicados são as ascídias, cordados marinhos que podem viver isolados ou formando colônias. Uma das formas isoladas muito encontrada nas praias brasileiras lembra, na fase adulta, um pedaço de piche de aproximadamente 8 cm de altura, preso por uma de suas extremidades ao substrato (rochas, cascos de navios etc.).
As ascídias são hermafroditas, A fecundação é externa. Os gametas são levados pela água através do sifão exalante. Os ovos fertilizados geram larvas, de pequeno tamanho.
Outros representantes dos urocordados, como as salpas, são muito pequenos e se agrupam em colônias gelatinosas que se arrastam com as correntes.
Subfilo Cephalochordata (Cefalocordados)
O principal representante dos cefalocordados são os anfioxos que compreendem cerca de trinta espécies, todas vivendo em ambiente marinho. A palavra anfioxo deriva do fato de esses animais terem o corpo afilado em duas pontas (anfi = dois).
Os anfioxos lembram, por seu aspecto, pequenos peixes (8 cm), enterram-se na areia e no lodo, próximo à costa. Como os tunicados, são filtradores e conservam a notocorda durante toda a vida.
Os anfioxos possuem nadadeiras, mas, distintamente das verificadas nos peixes, são formadas apenas por dobras da pele, sem elementos esqueléticos de sustentação em seu interior; elas possuem apenas reforço de tecido conjuntivo.
Os anfioxos são animais de sexos separados, com fecundação externa. Eles passam por um estágio larval plantônico, após o qual se assentam no substrato e sofrem metamorfose, dando origem ao adulto.
Sistema circulatório dos cefalocordados
É formado apenas por vasos, alguns contráteis, responsáveis pela propulsão do sangue. Não possuem coração.
Sistema nervoso dos cefalocordados
O sistema nervoso dos cefalocordados, é bastante simplificado, sendo formado por um cordão nervoso dorsal, que apresenta uma dilatação na região anterior denominada vesícula cerebral.
Reprodução dos cefalocordados
Apresentam reprodução sexuada e são dióicos. As gônadas não possuem ductos, assim, quando maduras rompem e liberam os gametas em uma cavidade denominada átrio, entre o tubo digestório e a cavidade do corpo.
A partir daí, os gametas saem do corpo e ocorre a fecundação externa.
Subfilo Vertebrata ou Craniata (vertebrados)
Os cordados vertebrados apresentam uma série de avanços com relação aos protocordados: massa encefálica protegida por uma caixa craniana e uma coluna segmentada em vértebras. O subfilo Vertebrata possui aproximadamente 40.000 espécies vivas e é o maior subfilo dos Chordata.
Tradicionalmente, existem duas superclasses: Agnatos e Agnatóstomo.
Peixes Agnatos
Os peixes Agnatha (animais sem mandíbula na boca), com poucas espécies e duas classes:
  • Myxine (peixes-bruxas)
  • Petromyzontida (lampreias).
Características dos peixes Agnatos
Estes animais não apresentam mandíbula e têm uma boca circular provida de ventosa com dentes córneos, com os quais perfuram a pele dos peixes de que se alimentam. O corpo destes peixes é longo e cilíndrico, com a parte caudal achatada lateralmente, e revestido por pele fina sem escamas.
A pele é rica em glândulas produtoras de muco, especialmente nas mixinas, que o produzem em grande quantidade para se defenderem de predadores. O esqueleto é cartilagíneo, tal como os raios que sustentam as barbatanas dorsal e caudal em forma de remo. Não possuem barbatanas pares.
Nas lampreias a notocorda persiste no adulto, envolvida por arcos neurais imperfeitos, sendo o eixo de sustentação do corpo.
Nas mixinas este eixo cartilaginoso é ainda mais incompleto (não mais que um cordão formado por nódulos cartilaginosos), o que lhes permite enrolar o corpo num nó, tanto para se libertarem de predadores, como para se alimentarem.
Quando se alimentam, as mixinas formam um nó junto á cauda e deslocam-no até á cabeça, forçando a boca a arrancar um pedaço de carne da presa.
A respiração dos agnatos é feita por brânquias, geralmente 6 a 16 pares, em sacos branquiais laterais que abrem diretamente para o exterior em fendas branqueais, localizadas perto da cabeça. A temperatura do corpo é variável – ectotérmicos.
O sistema digestivo dos peixes agnatos não apresenta estômago. A boca é fechada ou aberta pelo movimento para trás e para a frente da língua, a qual também apresenta os pequenos dentes córneos da ventosa, sendo usada para ferir a presa, principalmente nos indivíduos parasitas.
O sistema nervoso dos peixes agnatos apresenta um encéfalo diferenciado, mas os órgãos dos sentidos variam com o tipo de animal. As lampreias têm boa visão mas as mixinas são cegas, embora ambas as ordens apresentem um olfato e paladar apurados. A excreção é feita por rins mesonéfricos.
Quase todos os agnatos passam a sua vida adulta no mar, migrando para se reproduzir, seja apenas para águas mais frias ou mesmo para água doce. Nas lampreias os sexos são separados e a fecundação é externa. Os casais escavam pequenas covas rasas, onde colocam os ovos fecundados e de seguida morrem. As larvas – amocetes -, são muito diferentes da forma adulta (parecem anfioxos), são cegas e permanecem algum tempo nos rios (3 a 7 anos), enterradas em zonas arenosas e calmas onde filtram o seu alimento pois não apresentam dentes. Sofrem depois uma rápida metamorfose e, se trata de espécies marinhas, migram para o oceano. No caso das mixinas, estas são hermafroditas e os ovos têm desenvolvimento direto, saindo os jovens dos ovos como miniaturas dos adultos. A sua reprodução decorre sempre em água doce, onde os adultos também viverão.
Agnatóstomos
Entre os agnatóstomos (animais com mandíbula) as principais classes são:
Chondricthyes: peixes cartilaginosos (tubarões, raias, cações e quimeras);
Actinopterygii ou Osteicthyes: peixes ósseos (sardinha, cavalo-marinho, bagre, baiacu, entre outros);
Actinistia ou Sarcopterygii: peixes de nadadeiras lobadas (celacantos);
Dipnoi: peixes pulmonados (piramboia);
Amphibia: anfíbios (sapos, rãs, pererecas, salamandras);
Reptilia: répteis (cobras, lagartos, jacarés, tartarugas, entre outros);
Aves: aves (galinhas, tucanos, avestruz, patos, entre outros)
Mammalia: mamíferos (macacos, cavalos, bois, elefantes, cães, seres humanos, entre outros).
Fontes:

Questões de vestibulares anteriores comentadas e com gabarito sobre cordados


1) O filo Chordata pode ser dividido em três grandes grupos: os urocordados, cefalocordados e craniados. O que difere os craniados desses outros grupos é a presença de:

a) notocorda.

b) tubo nervoso dorsal.

c) fendas faringianas.

d) cauda pós-anal.

e) coluna vertebral.

2) (UFRGS - RS) São características diferenciais e exclusivas dos cordados presentes pelo menos nas primeiras fases do desenvolvimento:

a) simetria bilateral, corpo segmentado e notocorda

b) corpo segmentado, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais

c) simetria bilateral, tubo nervoso dorsal e fendas branquiais

d) tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais

e) simetria bilateral, corpo segmentado e tubo nervoso dorsal

3) Os urocordados possuem um envoltório em seu corpo formado por um polissacarídio similar à celulose. Marque a alternativa que indica corretamente o nome desse revestimento:

a) Endóstilo.

b) Sifão.

c) Sinusoide.

d) Túnica.

e) Cirros.

4) O filo Chordata inclui representantes bastante diferentes, mas algumas características são compartilhadas por todos. Entre as alternativas a seguir, marque a única que representa uma característica não encontrada nos cordados.

a) Presença de notocorda durante o desenvolvimento embrionário.

b) Presença de fendas faringianas em pelo menos uma fase da vida.

b) Presença de metâmeros.

d) Ausência de celoma durante a fase adulta.

e) Cauda pós-anal durante o desenvolvimento.
5) Qual subfilo dos cordados tem como representante o anfioxo?

a) Cefalocordados.
b) Urocordados.
c) Vertebrados.
d) Iinvertebrados.

6) (UEPB) Nos Chordata, a notocorda dispõe-se, pelo menos na fase embrionária:

a) ventralmente à aorta;
b) dorsalmente ao tubo neural;
c) dorsalmente ao intestino;
d) ventralmente à coluna vertebral;
e) anteriormente ao intestino.

7) Dê a característica fundamental do grupo Agnatha e cite a sua única classe atual.

8) (FUVEST) No desenvolvimento dos cordados, três caracteres gerais salientam-se, distinguindo-os de outros animais. Assinale a alternativa que inclui estes três caracteres:

a) notocorda, três folhetos germinativos, tubo nervoso dorsal;
b) corpo segmentado, tubo digestório completo, tubo nervoso dorsal;
c) simetria bilateral, corpo segmentado;
d) simetria bilateral, três folhetos germinativos, notocorda;
e) tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe.

9) Recentemente foi encontrado um fóssil de dinossauro nos EUA, que apresentava o coração também fossilizado. Esse coração possuía 4 câmaras, impedindo a mistura de sangue. Isso indica que esse animal apresentava parentesco evolutivo com __________, sendo, portanto, __________.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é:
a) aves - homeotermos
b) mamíferos - heterotermos
c) anfíbios - homeotermos
d) aves - heterotermos
e) anfíbios – heterotermos

10) (F. Objetivo - SP) Anexos embrionários são estruturas derivadas do ovo e que, sem fazer parte do corpo propriamente dito do embrião, desempenham papel de relevo no seu desenvolvimento. É nos peixes que aparece o primeiro anexo dos vertebrados, representado pelo(a):

a) saco vitelínico b) alantoide c) córion d) placenta e) âmnion

11) Enumere as três características básicas que identificam todos os cordados.

12) (UFPR 2010) Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo à praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo?

a) Verificar se é unicelular ou pluricelular.
b) Verificar se é um procarioto ou um eucarioto.
c) Descobrir se ele é séssil ou se desloca num substrato.
d) Descobrir se ele é predominantemente aquático ou terrestre.
e) Verificar se possui tubo digestivo.

13) O estudo dos protocordados é muito importante, porque:

a) eles são, ecologicamente, muito expressivos;
b) eles são transmissores de doenças;
c) eles são parasitas de vertebrados;
d) eles são ancestrais dos vertebrados;
e) eles são todos terrestres.

14) (MED. TAUBATÉ) Entre os vários caracteres gerais dos cordados, salientam-se três, que os distinguem de outros animais. Com relação a esse particular, assinale a alternativa correta:

a) Simetria bilateral, tubo nervoso dorsal e notocorda.
b) Tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais na faringe.
c) Três folhetos embrionários, notocorda e fendas branquiais na faringe.
d) Trato digestório completo, celoma bem desenvolvido e três folhetos embrionários
e) Tubo nervoso dorsal, trato digestório completo e celoma bem desenvolvido.

15) (MED - ABC) A notocorda:

a) ocorre apenas na fase adulta dos cordados;
b) desaparece nos vertebrados adultos;
c) vai dar origem ao sistema nervoso;
d) ocorre em todos os cordados, apenas na fase embrionária;
e) tem origem ecto e endodérmica.

16) (FGV) O filo dos cordados compreende quatro subfilos: hemicordados, urocordados, cefalocordados e vertebrados. Os três primeiros são, costumeiramente, agrupados sob designação de protocordados. A notocorda existe:

a) somente na fase embrionária dos vertebrados e durante toda a vida dos protocordados;
b) na fase adulta dos vertebrados e na vida embrionária dos protocordados;
c) nos embriões de todos os cordados e no estágio adulto de apenas alguns protocordados;
d) durante toda a vida dos cordados;
e) somente na fase embrionária.

17) (UFJF/2002) Com relação aos animais do grupo Chordata, além da presença de notocorda e da cauda propulsora, quais dos caracteres abaixo os distinguem de outros grupos de animais?

a) Fendas faringeanas e tubo nervoso dorsal.
b) Respiração pulmonar ou branquial e sistema circulatório com coração.
c) Celoma derivado do arquêntero e clivagem radial indeterminada.
d) Sistema bilateral e triblásticos.
e) Enterocelomados e corpo metamerizado.

18) Uma das principais características dos cordados é a presença de uma estrutura chamada notocorda. Em relação a essa estrutura, assinale a alternativa correta:

a) Ocorre apenas na fase adulta dos cordados;

b) Desaparece nos vertebrados adultos;

c) Vai dar origem ao sistema nervoso;

d) Está presente nos cordados em todas as fases da vida.

19) (PUC-SP) Animais que realizam respiração cutânea têm seu habitat restrito a ambientes:

a) aéreos;
b) pedregosos;
c) marinhos;
d) terrestres;
e) úmidos.

20) (PUC - PR) Associe corretamente e assinale a alternativa que contém a associação correta:

I. Áglifas
II. Solenóglifas
III. Proteróglifas
IV. Opistóglifas

A. Cobras que não possuem "dentes de veneno".
B. Cobras que possuem "dentes de veneno" sulcados, localizados posteriormente na boca.
C. Cobras que possuem "dentes de veneno" sulcados, localizados anteriormente na boca.
D. Cobras que possuem "dentes de veneno" com canal interno, situados anteriormente na boca.

a) I-A; II-B; III-D; IV-C
b) I-B; II-A; III-C; IV-D
c) I-C; II-A; III-D; IV-B
d) I-B; II-D; III-A; IV-C
e) I-A; II-D; III-C; IV-B

21) Qual das alternativas a seguir relaciona invertebrados exclusivamente marinhos que apresentam notocorda?

a) Lampreia – feiticeira

b) Anfioxo – ascídia

c) Ouriço-do-mar – anfioxo

d) Ascídia – lampreia

e) Feiticeira – ouriço-do-mar

22)

I. Morcego IV. Cavalo-marinho

II. Jacaré V. Anfioxo

III. Pinguim

Considerando-se os animais anteriores, assinale a alternativa correta.

a) Apenas I e IV são cordados.

b) Apenas I e III são cordados.

c) Apenas I e V são cordados.

d) Apenas I é cordado.

e) Todos são cordados.

23) (UFLA-MG – modificado) Considere a relação de animais para responder às questões: planária, sapo, lesma, cobra, morcego, minhoca, tartaruga, traça, aranha e hidra.

a) Quais desses animais pertencem ao filo Chordata?

b) Cite três características morfológicas exclusivas do filo Chordata.

24) (UFSCar-SP) As ascídias adultas são tunicados típicos. Sobre esses animais, podemos dizer que:

a) em hipótese alguma poderão ser classificados como cordados, uma vez que, quando adultos, não apresentam notocorda.

b) são cordados, pois na fase larval apresentam notocorda bem como fendas branquiais e tubo nervoso dorsal.

c) a presença de fendas branquiais na faringe é suficiente para classificá-los como cordados.

d) não são cordados, pois nem mesmo na fase larval apresentam notocorda.

e) na fase larval possuem, na cauda, um tubo ner-voso dorsal bem desenvolvido, o que serviu para confundi-los com cordados verdadeiros.

25) (UFPE – modificado) Levando-se em conta as características dos cordados, analise (V ou F) as proposições abaixo.

( ) Os equinodermos são deuterostômios e apresen¬tam esqueleto interno de origem mesodérmica, características típicas de animais vertebrados.

( ) Os tunicados apresentam notocorda, na posição caudal, apenas na idade adulta, sendo ausente durante a fase larval.

( ) Os tunicados e cefalocordados são filtradores, no entanto, apenas os últimos apresentam vértebras.
( ) Os arcos branquiais são característicos dos urucordados e cefalocordados, desaparecendo nos vertebrados, à medida que aparece o sistema digestório completo nesses animais.

26) (UEPB) Observe a esquematização seguinte:

Pelo que foi mostrado, tem-se:
a) implicitamente as categorias hierárquicas.
b) uma citação aleatória dos animais vertebrados.
c) uma provável evolução dos animais vertebrados sem que os mesmos tenham os ciclostomados como ancestral comum.
d) uma classificação biológica que não mostra pro¬cesso evolutivo.
e) uma provável evolução dos animais vertebrados.
27) (UFF-RJ) Para completar a montagem de um aquário marinho, é preciso escolher representantes dos filos Cnidaria, Mollusca e Chordata. Ao selecionar um representante de cada filo, na ordem citada, pode-se optar, respectivamente, pelos seguintes animais:

a) estrela-do-mar, ouriço-do-mar, cavalo-marinho.

b) ouriço-do-mar, marisco, peixe.

c) coral, ofiúro, lula.

d) ascídia, lírio-do-mar, peixe.

e) medusa, marisco, ascídia.

28) Determinado animal constitui tipo de transição entre os vertebrados e os invertebrados. Não possui esqueleto ósseo e sim apenas notocorda. Assinale:

a) batráquios
b) amebas
c) protocordados
d) insetos
e) celenterados

29) A semelhança evolutiva entre equinodermas e hemicordados reside:

a) na forma dos adultos;
b) no tipo de alimento;
c) no hábitat em que vivem;
d) no tipo de simetria;
e) nas formas larvais de ambos.

30) (UFPR-2006) Em relação à classificação dos animais, é correto afirmar:

a) As planárias, apesar de não serem parasitas, são classificadas no Filo Platyhelminthes.
b) Os pernilongos não são considerados insetos, porque apresentam apenas um par de asas.
c) As estrelas-do-mar pertencem ao Filo Chordata, pois apresentam esqueleto interno.
d) Os caramujos não pertencem ao Filo Mollusca (= corpo mole), pois apresentam uma concha dura que os envolve.
e) Os vertebrados apresentam dois pares de apêndices; portanto, peixes não são vertebrados.


Gabarito:

1) Alternativa “e”. Os craniados, diferentemente dos outros grupos de cordados, possuem crânio e coluna vertebral (exceção dos peixes-bruxas).

2) Alternativa “d”. As características fundamentais e exclusivas de um cordado são a notocorda, o tubo nervoso ou tubo neural e as fendas faríngeas ou branquiais.

3) Alternativa “d”. O envoltório do corpo dos urocordados é denominado túnica, motivo pelo qual o grupo era anteriormente chamado de Tunicata.

4) Alternativa “d”. Todos os cordados apresentam celoma, sendo, portanto, animais celomados.

5) A
6) C

7) Os agnatas não possuem mandíbula. A boca é circular, em ventosa, com dentículos. A única classe atual é a Cyclostomata.

8) E
9) A
10) A

11) Os cordados revelam:
1) notocorda, pelo menos numa fase da vida;
2) tubo nervoso único e dorsal;
3) presença de fendas branquiais na faringe, ao menos durante o desenvolvimento embrionário.

12) E
13) D
14) B
15) B
16) C

17) Alternativa “a”. As fendas faringeanas e o tubo nervoso dorsal são algumas das principais características dos cordados. Nos vertebrados pulmonados, as fendas faringeanas regridem e se fecham. Em certos cordados invertebrados e nos peixes, o epitélio que recobre os arcos branquiais origina as brânquias.

18) Alternativa “b”. Nos cordados vertebrados adultos, a notocorda é substituída pela coluna vertebral.

19) Alternativa “e”.  Para a respiração cutânea acontecer é necessário o ambiente úmido, em virtude da superfície do corpo precisar estar umedecida para ocorrer difusão de gases.

20) Alternativa “e”. Para a realização da questão é necessário estudar os tipos de dentição das cobras.

21) B
22) E

23)  a) Sapo, cobra, morcego e tartaruga.

b) Os cordados apresentam notocorda, fendas branquiais na faringe e sistema nervoso dorsal em pelo menos um estágio de seu desenvolvimento.

24) B
25) V, F, F, F
26) E
27) E
28) C
29) E
30) A

Nenhum comentário:

Postar um comentário