Conceito, classificação e curiosidades dos artopodes
Os artrópodes (Arthropoda, do grego arthros (ἄρθρον), articulado e podos (ποδός), pés) são um filo de animais invertebrados que possuem exoesqueleto rígido e vários pares de apêndices articulados, cujo número varia de acordo com a classe.
Características principais dos artrópodes
-
Corpo segmentado.
-
São invertebrados, triblásticos e celomados.
-
Apêndices (membros) articulados, ou seja, articulação dos membros locomotores, pés e pernas.
Presença de esqueleto externo (exoesqueleto) formado por quitina (polissacarídeo de alta resistência).
-
Os artrópodes são dioicos (indivíduos com órgãos reprodutores masculinos e indivíduos com órgãos reprodutores femininos) e a maioria faz fecundação interna. Alguns tem cuidado parental nos primeiros momentos da vida da prole. Eles podem se desenvolver indiretamente, passando pelo estagio de larva, ou diretamente.
-
Trocam várias vezes o exoesqueleto até atingirem a vida adulta.
-
Sistema digestivo completo. O alimento é levado até ele por apêndices bucais articulados. O sistema é dividido em três partes, o anterior serve para digestão mecânica, o mediano (ou ceco) para digestão enzimática e absorção de nutrientes e o posterior para absorção de água. A excreção é feita pelo nefrídeos que são associados a outras estruturas como túbulos de Malpighi ou glândulas coxais, as quais têm aberturas na base das antenas ou na base do primeiro par de patas para eliminação dos excretas.
-
Sistema circulatório aberto. O sangue sai do coração, passa pelos vasos, sai para a hemocele, alimentando os órgãos dos animais e enfim volta para o coração, e todo o processo começa de novo.
-
Sistema respiratório diversificado: branquial, traqueal e pulmonar ou filotraqueal;
-
Sistema excretor realizado por glândulas verdes, túbulos de malpighi ou glândulas coxais;
-
Sistema nervoso constituído por vários gânglios nervosos fundidos;
-
Sistema sensorial formado por olhos simples ou compostos e sensores táteis e químicos.
Exemplos de animais artrópodes
-
Crustáceos: camarões caranguejos, lagostas, tatu-bola-de-jardim, etc.
-
Insetos: moscas, mosquitos, borboletas, grilos, gafanhotos, formigas, percevejos, baratas, etc.
-
Aracnídeos: aranhas, ácaros, carrapatos, escorpiões, opiliões, etc.
-
Quilópodes: centopeias (lacraias)
Classificação dos artrópodes
Os artrópodes podem ser classificados em cinco classes, são elas:
Classe Insecta
São conhecidas 900 mil espécies de insetos, sendo que a classe Insecta é a mais diversificada do filo. Os insetos são os únicos animais invertebrados com capacidade de voo. Essa capacidade lhes garante alcançar alimentos com facilidade, além de lhes dar grande poder de defesa e dispersão. Os insetos têm grande importância na cadeia alimentar (pois muitos pássaros, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes se alimentam deles), mas também podem trazer muitos prejuízos ao homem.
O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome. Eles possuem um par de antenas, três pares de patas e as asas podem ser ausentes. A respiração desses animais é traqueal e a excreção é feita através de túbulos de Malpighi. O sistema nervoso dos insetos é ganglionar com cordão nervoso ventral. Os insetos são animais dioicos (sexos separados), com fecundação interna e desenvolvimento direto ou indireto. Exemplos: abelhas, gafanhotos, moscas, pernilongos, borboletas, formigas, etc.
Classe Crustacea
Os animais da classe Crustacea são encontrados principalmente em ambientes aquáticos de água doce ou salgada, sendo que poucas espécies podem ser encontradas em terra firme (algumas são: os tatuzinhos-de-jardim, os tatuíras ou tatuzinhos-de-praia e as baratas-de-praia). Alguns crustáceos servem de alimentos para peixes e outros animais maiores. Possuem também uma carapaça dura e resistente composta por quitina e substâncias calcárias.
Com o corpo dividido em cefalotórax e abdome, os crustáceos apresentam dois pares de antenas e número de patas variável (sendo que em algumas espécies o primeiro par de patas pode ser transformado em quela, uma pinça forte que o animal usa para se defender ou capturar alimentos). A respiração desses animais é feita por brânquias e a excreção acontece através de glândulas verdes, também chamadas de antenares. A maioria dos crustáceos é monoica e seu desenvolvimento pode ser direto, mas na maioria das vezes é indireto. Exemplos: camarões, caranguejos, siris, lagostas, cracas, etc.
Classe Arachnida
Encontrados em ambientes terrestres, os aracnídeos podem ser vistos em matas, pântanos, desertos e em casas. Algumas espécies de aracnídeos, como aranhas e escorpiões, são peçonhentas e sua picada pode causar sérios acidentes a seres humanos e animais domésticos. O ácaro também é um aracnídeo e pode ser facilmente encontrado na poeira, sendo por isso o maior responsável por causar alergias respiratórias. Além disso, o ácaro também é o responsável por causar a sarna. Os carrapatos são aracnídeos que também transmitem doenças, como a doença do carrapato, que acomete animais domésticos.
Os aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sendo que nos carrapatos essas partes são fundidas. Possuem também quatro pares de patas, antenas ausentes e a respiração é traqueal ou filotraqueal. Além disso, possuem um tubo digestório especializado em sugar; e nas aranhas e escorpiões a digestão é extracorpórea. A excreção nos aracnídeos é feita através de glândulas coxais e túbulos de Malpighi. A maioria das espécies é dioica com fecundação interna. Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros.
Classe Chilopoda
A classe Chilopoda é representada pelas centopeias e lacraias, animais que apresentam o corpo formado por cabeça e tronco. No tronco desses animais há cerca de 170 metâmeros, sendo que em cada metâmero há um par de patas. A respiração dos chilopodes é traqueal e a excreção é feita através de túbulos de Malpighi. Os chilopodes são animais dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Exemplos: lacraias, centopeias.
Classe Diplopoda
O corpo dos diplopodes é formado por cabeça, tórax e abdome, mas há autores que consideram que o corpo desses animais é formado apenas por cabeça e tronco. O abdome desses animais é longo e, como nos chilopodes ele também é formado por metâmeros, em cada metâmero há dois pares de patas. Possuem um par de antenas na cabeça, respiração traqueal e excreção feita por túbulos de Malpighi. Os diplopodes são dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Exemplos: piolhos-de-cobra.
Curiosidades sobre os Artrópodes
-
O grupo dos artrópodes é o que possui o maior npumeor de espécies, 75% das especies viventes. Eles podem habitar diversos tipos de ambientes, como terra, lama, deserto, florestas, água e até cidades.
-
As formigas podem carregar até 100 vezes mais o seu peso e caminhar em torno de 1 km (1720 km para o tamanho de um humano) por dia. Isso que dizer que ela pode andar com uma velocidade de 42 m/h (ou 72 km/h para o tamanho de um humano).
-
Os artrópodes foram o primeiro grupo de invertebrados que puderam viver completamente independetes da água. Um dos pricipais motivos foi o surgimento de um exoesqueleto que impede a perda de água exessiva pelo corpo.
-
As abelhas conseguem carregar pesos trezentas vezes maiores que o próprio.
-
Duas baratas podem procriar até cem mil filhotes em apenas um ano.
-
A cor mais atrativa para os mosquitos é o azul.
Os animais que mais matam humanos são os mosquitos, porque transmitem doenças presentes no sangue.
Há uma espécie de aranha caranguejeira, chamada Goliath Bird Eater, que é a maior registrada no mundo, chegando a 40cm.
As abelhas possuem 5 olhos.
O besouro é a criatura com maior quantidade de espécies registrada: são mais de 250 mil animais diferentes.
-
Aproximadamente 30% da produção mundial de vegetais é consumida por insetos.
-
Baratas sobrevivem mesmo se suas cabeças são arrancadas. Vivem cerca de uma semana, até que morrem de fome, por não conseguirem se alimentar.
Fontes:
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/caracteristicas-gerais-dos-artropodes.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/filo-arthropoda.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário