Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha.
A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo.
As conchas são importantes para proteger o corpo mole dos moluscos e evitar a perda de água.
Os moluscos vivem em ambientes aquáticos marinho ou de água doce e no meio terrestre úmido.
O filo Mollusca é o segundo maior em número de espécies, aproximadamente 50 mil, atrás apenas dos artrópodes.
Estrutura corporal
O corpo dos moluscos pode ser divido em três áreas. Cabeça, pés e massa visceral. A cabeça abriga os órgãos sensoriais, os pés, grandes e musculares sustentam o corpo ventralmente. Abaixo da pele os moluscos têm uma camada chamada de manto. Esse manto se estende por todo o corpo e tem duas funções. A parte externa do manto, secreta a concha e a parte posterior do corpo, entre a massa visceral e o próprio manto, forma-se uma cavidade que protege os órgãos respiratórios, reprodutores e excretores. A concha produzida tem três camadas: periostracum (parte orgânica externa formada pela conchiolina), camada prismática (formada por cristais de carbonato de cálcio) e a camada nacreous (camada mais interna que é constantemente produzida pelo manto, ou seja, vai ficando cada vez mais grossa ao longo da vida do animal)
Sistema digestivo
Os moluscos apresentam aparelho digestivo completo (boca, estomago, intestino e ânus). Na boca, com exceção dos bivalves, os moluscos têm uma estrutura chamada rádula. A rádula é como se fosse a língua dos moluscos, tem inúmeros dentículos voltados para trás que são usados para raspar ou cortar o alimento. O número de dentes presentes na rádula pode ser usado para identificação e classificação dos animais do filo.
Sistema respiratório
A maioria dos moluscos respira através de brânquias; mas outros moluscos realizam a respiração pulmonar, ou seja, respiram através de pulmões; e outros fazem a respiração cutânea, ou seja, respiram pela superfície do corpo.
Os moluscos que respiram através de brânquias vivem exclusivamente na água, como os polvos e as lulas. Já os que conseguem respirar através de pulmões são alguns moluscos terrestres, como os caracóis e caramujos; e os que têm respiração cutânea são as lesmas.
Sistema circulatório
O sistema circulatório distribui os nutrientes e oxigênio dos sistemas digestivo e respiratório. O sistema excretor retira resíduos metabólicos e os elimina.
O sistema circulatório é aberto, e o coração situa-se dorsalmente na massa visceral. As contrações do coração enviam para o corpo, o sangue que flui para os vasos e depois por lacunas situadas entre os tecidos.
Sistema excretor
Pares de metanefrídeos fazem a filtração dos líquidos corporais dos moluscos. Eles se abrem no celoma através dos nefrostomas e liberam lá os excretas.
Sistema nervoso
O sistema nervoso é composto por um gânglio nervoso dorsal e dois pares de cordão nervoso dorsal que conectam todos os gânglios dispersos pelo corpo. Há também diversas células sensoriais pelo corpo desses animais.
Reprodução dos moluscos
Os moluscos podem ser hermafroditas ou dioicos, que são:
– Hermafroditas: moluscos que apresentam os dois sexos, isto é, feminino e masculino.
– Dioicos: moluscos em que o sexo está separado em indivíduos, isto é, masculino e feminino.
A fecundação pode ser interna ou externa e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto.
Classificação dos Moluscos
Os moluscos são animais que apresentam grande diversidade de formas e tamanhos. Eles distribuem-se em três classes principais: gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Gastrópodes
São representados por caracóis, lapas, lesmas terrestres e marinhas, búzios, lotirinas, lebres-do-mar e borboletas-do-mar. É a classe mais diversificada do filo. Quando possuem concha, é uma peça única, podendo ser enrolada. São geralmente vagarosos, devido ao peso desta, principal forma de defesa. Para alimentação, todos utilizam rádula (órgão que permite ao animal raspar o alimento).
Bivalves ou Pelecípodes
Pelecípodes, também conhecidos como bivalves, são representados pelos mexilhões, vieiras, ostras e teredos. Seus pés possuem forma de machado e há a presença de concha com duas valvas. A maioria são comedores de materiais filtrados e não possuem cabeça nem rádula.
Cefalópodes
Os cefalópodes não apresentam concha ou esta é interna. São exemplos de cefalópodes o polvo, lula e náutilos.
São os moluscos mais complexos, dotados de sistema nervoso bastante desenvolvido e de olhos semelhantes aos dos vertebrados.
Da cabeça partem tentáculos, em número de oito nos polvos e de dez nas lulas. Os tentáculos têm ventosas que podem servir para capturar uma presa ou prender o animal a um substrato, como uma rocha.
O polvo possui, ligada ao intestino, a glândula de tinta. Quando o animal é atacado, a glândula expele tinta confundindo o predador e facilitando a fuga do polvo.
Os cefalópodes e bivalves são animais invertebrados aquáticos.
Curiosidades sobre os moluscos
- No Oceano Pacífico, existem mariscos imensos, com mais de 1 metro de diâmetro e cerca de 300 quilos.
- As lulas pode chegar a 15 metros de comprimento.
- O escargot, um tipo de caracol muito apreciado como alimento, é criado com cuidados especiais quanto a alimentação, a temperatura e a umidade do ambiente.
- A produção de pérolas, pelas ostras, tem grande importância econômica. As conchas podem servir para a fabricação de botões, pentes e outros objetos.
- Os anelídeos possuem algumas características semelhantes com os moluscos. Ambos possuem o corpo mole e habitam ambientes úmidos. Entretanto, os anelídeos não apresentam nenhum tipo de concha protetora.
Importância econômica dos moluscos
Os moluscos fazem parte, em sua maioria, da alimentação humana. Ostras, mexilhões, lulas e polvos, por exemplo, são pratos muito apreciados e consumidos em grande quantidade, principalmente em regiões litorâneas. Além da importância gastronômica, em muitos locais, as conchas são utilizadas para artesanato e vendidas para colecionadores, além, é claro, do uso das pérolas para a confecção de joias.
Fontes: https://www.infoescola.com/biologia/moluscos-mollusca/
https://www.todamateria.com.br/moluscos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário