Questões de vestibulares anteriores sobre sociedade colonial
1) "Os pés e as mãos do senhor de engenho". Essa frase se refere:
a) Ao trabalho dos bandeirantes
b) Ao trabalho indígena
c) Aos escravos negros na colônia
d) Aos trabalhadores livres da colônia
e) Alguns funcionários do engenho que recebiam altos salários
2) Baseada na agricultura voltada para o comércio externo, na grande propriedade e no trabalho escravo, a sociedade colonial é agrária, escravista e patriarcal. Em quase toda colônia, é em torno da grande propriedade rural que se desenvolve a vida econômica e social. É o maior símbolo do poderio absoluto dos senhores de terras.
a) Senzalas
b) Manso servil
c) Manso comum
d) Canavial
e) Casa-grande
3) A família patriarcal foi a base da sociedade nascida na região do açúcar. As famílias viviam isoladas na zona rural; eram raros os contatos sociais. Neste contexto, refere-se à condição da mulher na sociedade colonial, EXCETO..
a) Cabia ao homem exercer a autoridade pois era considerado o ser de maior poder da época, enquanto as mulheres eram submissas aos rígidos preceitos éticos, morais e sociais da época, tais como castidade e outros.
b) Casamentos realizados levando em consideração a liberdade de escolha das moças. Apesar de uma educação masculinizada, as mulheres podiam optar pelo matrimônio e escolher o noivo.
c) Educação somente para os homens (as mulheres recebiam apenas as primeiras noções de escrita e aritmética e educação para o lar).
d) Moças eram adestradas para satisfazerem ao pai e depois ao marido; além de receberem uma educação dirigida exclusivamente para os afazeres domésticos.
e) Embora seja inegável que sua importância e influência na colonização não ficaram restritas à esfera doméstica, pois até nas bandeiras elas estiveram presentes, compartilhando com os homens inúmeras aventuras e o trabalho do dia a dia.
4) Produção organizada principalmente no Nordeste, em um sistema de "plantation", ou seja , na forma das grandes propriedades rurais monocultoras, baseadas no trabalho escravo e destinada ao mercado europeu, considerada a segunda atividade de exploração econômica portuguesa.
a) A produção do algodão
b) A produção do açúcar
c) A produção cafeeira
d) A atividade mineradora
e) O escambo
5) Os portugueses, no século XVI, estimulados pela necessidade de garantir a posse do território e eliminar a concorrência francesa, organizaram e enviaram as primeiras expedições para a colônia. Foi o primeiro empreendimento de exploração econômica ao qual se dedicaram os portugueses.
a) A extração do pau-brasil
b) O cultivo da cana-de-açúcar
c) A monocultura cafeeira
d) A mineração
e) O cultivo do algodão
6) A posse de escravos e de terras determinava o lugar ocupado na sociedade do açúcar. Os senhores de engenho d possuíam escravos, terras e engenho. A população negra também gerava formas de resistência que iam contra o sistema escravista, considerando a que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata.
a) Quilombos
b) Pelourinhos
c) Associação dos Orixás
d) Banzo
e) Correntes
7) Os capitães donatários formavam um grupo composto de gente de pequena nobreza e comerciantes ligados à Coroa. Recebiam a capitania mas não tinham propriedade plena desse em patrimonial. Gozavam de direitos e deveres. Dentre esses direitos, o capitão donatário não podia fazer.
a) Fundar vilas e doar sesmarias.
b) Exercer atribuição jurídica e militar.
c) Domínio dos engenhos de açúcar e das marinhas de sal.
d) Escravizar e vender índios apresados.
e) Vender e doar a capitania.
8) Assentada na propriedade monocultora e na escravidão, a sociedade colonial não tem mecanismos de mobilidade social, a sociedade colonial é basicamente...
a) No Nordeste a sociedade é basicamente urbana, como focos e núcleos urbanos na grandes cidades que enriqueceram com a exportação do açúcar.
b) Urbanizada, principalmente no sul no sul da colônia onde prevalecia a o trabalho dos primeiros imigrantes italianos.
c) Baseada na agricultura voltada para o comércio externo, na grande propriedade e no trabalho escravo, a sociedade colonial é agrária, escravista e patriarcal.
d) As famílias viviam isoladas nas cidades; eram muito frequentes os contatos sociais, principalmente em grandes eventos sociais que reuniam a elite.
e) Os senhores de engenho não possuíam a menor autoridade sobre os seus familiares, sobre os agregados e os escravos de suas propriedades.
9) Diante da ameaça externa, a Coroa portuguesa decidiu iniciar efetivamente a colonização das terras americanas. Após o envio da expedição de Martin Afonso de Souza e a fundação de vilas, o governo português instituiu uma nova forma de administração da colônia. Sistema em que as terras foram divididas em lotes e entregues a particulares.
a) Governo Geral
b) Sesmarias
c) Capitanias hereditárias
d) Fortificações
e) Câmaras municipais
10) Navios que transportavam os escravos africanos, demoravam em média 35 dias para chegar ao Recife, 40 dias para chegar a Salvador e 50 dias para chegar ao Rio de Janeiro.
a) Mosquetes
b) Naus
c) Caravelas
d) Tumbeiros
e) Transatlântico
11) (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir:
A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das ocupações, raça, cor e condição social. As distinções essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes concretizar seus sonhos de nobreza. Com índios, podia desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica, religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor."
(Stuart B. Schwartz, Segredos internos.)
Podemos afirmar que o texto anterior defende a ideia de inferioridade dos povos indígenas e africanos? JUSTIFIQUE a sua resposta.
12) (PITÁGORAS) No Brasil Colonial, muitos momentos de lazer e de socialização aconteciam em espaços públicos.
Um desses espaços era:
a) a casa
b) a igreja
c) o teatro
d) o senado
13) (Uerj)
"E sentado no meu cais
Descalço, roto e despido
Sem trazer mais cabedal
Que piolho e assobios"
(MATOS, Gregório de. Apud WEHLING, A., WEHLING, M. J. C. de. "Formação do Brasil colonial". Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.)
Os versos anteriores, escritos por Gregório de Matos no século XVII, satirizavam a vaidade e a rápida ascensão econômica dos comerciantes portugueses na Bahia, que apenas a partir do século XVIII adquiriram um status de maior importância na sociedade. Até essa época, um dos aspectos da sociedade colonial brasileira era definido pela seguinte afirmativa:
a) Os proprietários de terra, especialmente os senhores de engenho, representavam a "nobreza da terra".
b) A alta burocracia colonial, complemento das elites locais, era ocupada necessariamente por indivíduos nascidos em Portugal.
c) Os setores médios da sociedade, principalmente os grandes comerciantes do litoral, formavam um conjunto homogêneo de indivíduos.
d) Os ricos mineradores de ouro e diamantes, apesar de discriminados pela aristocracia da terra, ocupavam os cargos mais importantes na administração.
14) (FUVEST) “(...) e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regiões, aqui a moeda é feita de pessoas, que não são nem ouro, nem tecidos,mas sim criaturas. E a nós a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males (...)”
(Garcia II, rei do Congo, século XVII)
Comente os acontecimentos a que se refere o rei africano e como estão relacionados à colônia brasileira.
GABARITO:
1) Alternativa “d”. Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho corrente"
2) Alternativa “e”. A sede das grandes fazendas, ou do engenho, a Casa-grande era a sede das grandes fazendas, ou do engenho, o maior símbolo do poderio absoluto dos senhores de terras.
3) Alternativa “b”. Os casamentos eram feitos sem escolha e sem amor, muitas vezes entre membros da mesma família (a escolha era feita pelos pais dos noivos);
4) Alternativa “b”. Produção em escala agroindustrial, a produção do açúcar exigiu extensas propriedades, grande número de escravos, pastos para animais de tração, lenha e canaviais.
5) Alternativa “a”. O pau-brasil era encontrado numa larga faixa litorânea e as propriedades dessa madeira faziam dela um valioso produto comercial.
6) Alternativa “a”. Ao organizarem suas fugas, os negros formaram comunidades no interior das matas conhecidas como quilombos.
7) Alternativa “e”. Como a terra era uma concessão, o direito de vender e doar a capitania era exclusivamente do rei de Portugal.
8) Alternativa “c”. Em quase toda colônia, é em torno da grande propriedade rural que se desenvolve a vida econômica e social.
9) Alternativa “c”. As Capitanias hereditárias foram um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares.
10) Alternativa “d”. Devido a superlotação, a falta de higiene, o calor levavam à morte grande número de escravos nos navios negreiros.
11) Não, o texto revela somente que a sociedade colonial criou oportunidades para a hierarquização das “raças” baseados em critérios de cultura e cor de pele.
A escravidão estimulou pensamentos racistas. Os negros foram escravizados porque eram considerados seres humanos inferiores aos europeus.
12) Alternativa “b”. As igrejas eram os pontos centrais de sociabilidade.
13) Alternativa “a”.
14) O texto do rei assinala que o elemento de troca – o que serve de moeda – na sociedade local são seres humanos, ou seja, o tráfico de escravos. A colonização do Brasil foi realizada com a implantação de um sistema produtivo que deveria complementar a economia da Metrópole. A produção em larga escala foi realizada por intermédio da utilização da mão-de-obra escrava africana, estabelecendo-se, desta maneira, a relação entre aquela prática mercantil na África e a ocupação econômica da América Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário